sinopse e resenha de Patch Adams: O Amor é Contagioso - Parte II

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

[continuação]...Em seu filme e em todo o seu trabalho, Path Adams nos dá um grande exemplo de amor e solidariedade.

  Mais o que eu mais gosto na filosofia de Patch Adams, é o seu pensamento em relação a interação médico/paciente. Ele sempre propôs mudanças na medicina tradicional, algumas ele conseguiu, mas outras dificilmente conseguirá. Porque nao conseguirá? Simples. Porque se ele conseguir, podemos dizer que acabará a medicina.
 
  Na verdade, nao terá um fim da medicina, mas sim uma grande transformação. Para que voce caro leitor possa entender isso melhor, faço-lhe a seguinte pergunta: Qual é o objetivo maior da medicina? Salvar vidas correto? Mas isso nao passa de um ponto de vista diferente, porque nao se pode salvar uma vida. O que a medicina faz é adiar uma morte! Quero que fique bem claro que existe um gigantesco abismo entre salvar vidas e adiar mortes.

  A morte é inevitavel. É a unica certeza que se pode ter na vida, pois todos sabemos que um dia iremos morrer. Isso é um ciclo biologico: "todo ser vivo nasce, crescer, se reproduz e morre." Aprendemos isso na terceira serie. Entao faço outra pergunta: Porque que todos os medicos lutam contra a morte? Sendo que a morte é algo inevitavel, voce como medico pode 'salvar a vida' de uma pessoa uma vez, duas vezes e até trocentas vezes, nao importa, uma dia ela morrerá. Aí resta ao medico olhar-se no espelho e se perguntar: "Eu realmente salvei aquela pessoa? Ou eu apenas adiei a sua morte? Prolongando assim o seu sofrimento e tentando quebrar o ciclo natural da vida?" ... [continua]

0 comentários:

Postar um comentário

deixe seu comentário aqui!

Related Posts with Thumbnails