sinopse e resenha de Patch Adams: O Amor é Contagioso - Parte III

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

[continuação]...Patch Adams, assim como eu, questiona se o objetivo da medicina deve ser realmente o de 'salvar vidas'. Esse objetivo parece ser bastante vago, e talvez por isso é muito normal vermos medicos tendo crises existencialistas.

  O que Patch Adams propõe é uma mudança na motivação basica da medicina, ele se diz contra o metodo utilizado que procura 'salvar vidas' e curar doenças. A sociedade em âmbito geral, tem a crença de que saúde é a ausencia de doenças. O que pessoas como eu e Patch Adams discordamos plenamente, pois nosso conceito é de saúde nao está associado à doenças, mas sim à qualidade de vida.

  Patch Adams sonha com um dia em que os medicos nao estejam mais preocupados com doenças e muito menos com mortes, ele idealiza uma medicina voltada para o bem-estar, a qualidade de vida e o amor. Ele propõe que os medicos deveiam criar ligações emocionais com os paciente, os alegrar, mostrar-lhes e lado bom da doença, ensinar e aprender com os pacientes tambem. E se o paciente morrer? Nao haveria nenhum problema, desde que ele tenha partido feliz e com um minimo de dignidade. A função do medico nao é a de salvar vidas mas sim a de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

1 comentários:

Marcio disse...

excelente post cara, parabééns!
resumiu de maneira simples e coesa nao só o filme mais toda a historia e teoria do patch adams
sou um grande admirador dele

Postar um comentário

deixe seu comentário aqui!

Related Posts with Thumbnails